No último dia 02, o grupo Os Sequóias voltou a se reunir para mais uma aventura. Desta vez estávamos apenas em quatro membros, eu o Alexandre, o Rodrigo e o Marcos.
O destino escolhido foi de conhecermos a nascente do Rio dos Sinos, e coube ao Rodrigo buscar as informações necessárias. A cidade é Caraá a aproximadamente 100 km de Poa.
A partida, como de costume, foi marcada em frente ao marco zero (paralelo 30º) no centro de Porto Alegre.
As 7:30 já estávamos na freeway, em direção a Santo Antônio da Patrulha. O dia estava perfeito e o sol foi nosso quinto elemento!
De Sto. Antônio seguimos em direção à pequena Caraá, por uma estrada de chão de 10 km. Logo neste trecho já era possível prever o quão bela é a região, repleta de morros de mata nativa.
Na manhã de domingo levantamos acampamento e partimos de carro até o início da trilha. Foram mais 15 km de chão por lugares repletos de verde.
Apatir do local conhecido como Casa do Ivan, o carro é deixado e inicia-se uma forte caminhada de mais de uma hora de subida do morro em meio a mata fechada.
O lugar é lindo e em razão da humidade é grande a quantidade de bromélias é xaxins.
São varias quedas d'água, mas no alto do morro é que esta o verdadeiro tesouro do lugar, primeiro uma cascata com mais de 15 metros em um lugar perfeito para banho.
E é a aproximadamante uns 400 metros depois desta bela queda que o objetivo é alcançado. Trata-se de uma incrível cascata com mais de 80 metros de altura. Esse ponto é tido como a Nascente do Rio dos Sinos.
É quase incacreditavel que esta é a mesma água de um dos rios mais poluídos do RS.
Nestes momentos, o cançaço vai embora e não há nada mais a fazer se não comtemplar...
4 comentários:
Meu velho, as fotos ficaram show. Mas como falávamos no pé da última queda, elas não conseguiram captar a beleza do lugar. Mas teve uma foto, que pega a cachoeira de longe, que ajuda o visitante a entender um pouco!
Quando me enviares as fotos vou georeferencia-las no picasa.
Grande abraço!
Show de bola, como diz o Rodrigo "mission accomplished".
Abraço.
Meu amigo,
Parabéns pelo post.
Minha família é do Caraá e inclusive tenho uma casa de veraneio lá, da qual posso ver a cascata da nascente, bem ao longe é verdade, mas consigo, hehehe...
Já fiz esta trilha 2x e em breve quero ir de novo.
Realmente o lugar é magnífico!!!
E uma correção: a cascata tem mais de 120m de altura.
Um abraço!!!
Belas fotos, lugar maravilhoso!
Postar um comentário