sábado, 6 de junho de 2015

Registrando os Ratões-do-Banhado

Nesta Semana do Meio Ambiente realizei mais um registro um tanto inusitado em Cruz Alta-RS: uma família de Ratões-do-banhado (Myocastos coypus). Não que sejam raros ou de difícil avistamento, pelo contrário são uns dos mamíferos mais comuns na região, contudo, sempre dificultam bastante fugindo rapidamente diante de qualquer tentativa de aproximação.


Mas desta vez foi um pouco diferente, eu estava às margens do açude registrando um Frango-dágua-carijó, quando ainda de longe avistei uma grande plataforma de palha com uma família inteira de ratões tomando sol, e como eu permaneci um tempo parado registrando a ave eles se acostumaram um pouco com minha presença.


Após conseguir duas ou três boas fotos da turma, tentei lentamente me aproximar mais, e um a um eles foram mergulhando, restando apenas um adulto que vigiante manteve o posto em defesa do território. Não sei se tratava-se de uma fêmea, com filhotes no local.



Consegui chegar bem perto, uns 12 metros talvez, e as fotos ficaram as minhas melhores destes grandes roedores de dentões alaranjados e orelhas curtas que habitam nossos açudes e banhados.

Desta vez a ave ficou em segundo plano, mas, para registro, ai está o belo Frango-d'água-carijó (Gallinula melanops).


Nenhum comentário: