quarta-feira, 17 de junho de 2015

Numa terça comum, uma terça especial!

Já era fim de expediente de trabalho, o cansaço e o frio me faziam retornar pra casa. Uma terça-feira como outra qualquer, até eu tomar a decisão de dar uma pequena saída para os lados da estrada do Lagoão para arejar a cabeça e fazer umas fotos...

Viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus), macho
Logo no primeiro banhado encontrei um bando de Polícias-inglesas-do-sul, Chopins-do-brejo, duas Bichoitas, alguns Curutiés, um casal de Tesouras-do-brejo, e um Suiriri-pequeno, provando que os 14ºC não seriam impeditivo para visualizar muitas aves nesse fim de tarde.
Suiriri-pequeno (Satrapa icterophrys)
Chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro)
Curutié (Certhiaxis cinnamomeus)
Bichoita (Schoeniophylax phryganophilus)
Polícia-inglesa-do-sul (Sturnella superciliaris)
Seguindo a estrada, também ouvi e visualizei um bando de barulhentas Graúnas no alto de uns eucaliptos, teve ainda um bando de Asas-de-telhas, uma Garça-branca-grande e mais adiante um Caracará permitiu ótima aproximação do carro, permanecendo impassivo no mourão legendado!

Asa-de-telha (Agelaioides badius)
Garça-branca-grande (Ardea alba)
Caracará (Caracara plancus)
Mais dois quilometros e tive o agradável encontro com um casal de Primaveras, às quais consegui realizar belas fotos que já me proporcionaram total satisfação com a "fugidinha da rotina".

Casal de Primaveras (Xolmis cinereus)
Casal de Primaveras (Xolmis cinereus)
Primavera (Xolmis cinereus)
Voltava para casa realizado, o sol já estava baixo, contudo, desta vez a minha terça seria realmente especial. Uma sucessão de fatos que se iniciaram quando avistei o Canário-do-campo em uma ramada bem na beira da estrada.

Canário-do-campo (Emberizoides herbicola)
Desci do carro e enquanto registrava o danado, um vulto negro com asas brancas cruzou a estrada alguns metros à frente. Era ele, um indivíduo macho de Viuvinha-de-óculos. Uma ave facilmente avistada na região sul e costeira do estado, mas que somente este ano foi registrada por aqui.

Viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus), macho
Viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus), macho
Foi minha quarta vez que avistei essa espécie, mas somente agora consegui me aproximar o bastante para realizar boas fotos e vídeos. Consegui passar uns cinco minutos apreciando todos os seus detalhes, o lindo olho amarelo, as penas internas da asas brancas, e ela mostrou-se bastante amistosa comigo, andou pelos trilhos, posou em arbustos e mourões de cerca num encontro inesquecível que só foi interrompido pelo sol que insistia em sumir no horizonte...

Viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus), macho
Viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus), macho
E quando eu já me dirigia para o carro comemorando, vislumbro no céu um casal de Gaviões-de-rabo-branco voando baixo no campo e dirigindo-se a um capão de eucaliptos onde provavelmente passariam a noite.

Casal de Gaviões-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus)
Pronto! Definitivamente esta não foi uma terça-feira comum...

2 comentários:

Natália disse...

Lindas fotos! Também adoro estas escapadas da rotina para observar aves!

Charles Boufleur disse...

Obrigado, Natália.