quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Retomando o Blog: agora focado na Observação de Aves




Primeiro de janeiro de 2015, ainda sob o leve efeito das intermináveis festividades de fim de ano e na aspiração de começar novos (ou retomar antigos) projetos resolvi revisitar as ruínas do meu abandonado blog.  Sete anos após a última publicação, sinto-me como numa cápsula do tempo, rememorando grandes momentos que vivi quando ainda residia em Bento Gonçalves e quando ainda sem saber exatamente como canalizar minha veia aventureira e naturalista criei esse diário eletrônico.  Na época, trabalhando na região da serra gaúcha e com freqüentes diligências no interior onde diariamente passava por lindas estradas de chão em meio aos morros em plena mata o foco era criar roteiros e dar dicas de lugares daquela região do estado. Também teve o envolvimento com o grupo de aventura Os Secoias, que me proporcionaram momentos inesquecíveis em acampamentos homéricos.

Passados todos esses anos, muita água rolou por essa ponte... ainda em 2007 conheci a Carol, e a partir daí vários fatos importantes marcaram minha vida.  Em 2008, resolvi retornar para Cruz Alta, construir uma casa e no ano seguinte nos casamos. Viajamos um pouco, conheci outros países, aumentei muito minha coleção de filmes, li alguns livros, tentei canalizar a inquietação artística com stencils na minha garagem, amadureci como pessoa.  Em 2011 algo apaixonante também passou a fazer parte do meu dia a dia, a Observação de aves também chamada de Birdwatching.

Morando em Cruz Alta poucas coisas realmente emocionantes são vistas, parece que temos um distanciamento da natureza e a rotina tenta nos engolir, mas através da observação de aves aquele sentimento de aventura em sentir a terra de perto ao trilhar de carro nos morros que tão bem me fazia e estava armazena em mim pode enfim eclodir.  Em poucas semanas, ainda com a câmera emprestada do meu irmão, eu já estava maravilhado com a diversidade de aves que ocorriam também por aqui. Rapidamente descobri o site Wikiaves e criei meu perfil para catalogar as espécies e publicar minhas fotos. Pronto, eu havia me tornado um birder iniciante.

Em 2013 tive a maior e mais espetacular experiência que um homem pode ter que é a de se tornar pai.  De lá pra cá, minha profissão, minha esposa e o meu filho Enrico, têm dividido também uma parcela do meu tempo com as fotos de aves. São várias saídas à campo, inúmeras novas amizades, algumas viagens, horas e horas selecionando e editando imagens e as principais finalidades até agora vinham sendo: a publicação no Wikiaves; algumas poucas postagens no Facebook; a impressão de algumas das que considero mais relevantes para guardá-las em álbum e o projeto já em andamento, mas sem pressa alguma, de escrever um guia de campo das aves aquáticas da região.  Contudo, nestes quatro anos fotografando, inúmeras aventuras eu vivi e a cogitação de publicar tais histórias no blog sempre esteve latente, aguardando um momento certo pra ocorrer. 

Pois bem, depois de tanto tempo e de tantas mudanças uma breve transição entre os períodos precisava acontecer e essa postagem visa isso, reatar um elo entre o presente e o passado, realinhando o foco do blog que a partir de agora estará direcionado para o hobby de observar e fotografar aves e a todas a coisas boas que decorrem dessa prazerosa atividade.  Ainda não sei se farei postagens contando um pouco das histórias que já experimentei ou me resumirei a relatar as novas experiências.  Não sei nem se efetivamente vou retomar com as postagens freqüentes que costumava fazer, mas pelo menos estou reabrindo uma porta para que possa voltar a ser usada quando eu achar necessário. Hoje é o primeiro dia do ano, e não vejo data melhor para iniciar, ou retomar (como queiram)  um novo projeto.

Nenhum comentário: