quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conhecendo o Centro Budista

No post anterior já havia anunciado que nessas férias além de conhecer os cânions de Cambará do Sul também tinha conseguido realizar mais um plano há muito tempo desejado: conhecer o Centro Budista Khadro Ling em Três Coroas-RS.

E foi numa bela manhã de sábado, aproveitando o tempo bom do nosso último dia na Serra, que fizemos a curta viagem de meia hora de São Chico até o Centro.  Logo na chegada, após identificarmo-nos no portão eletrônico, fomos encaminhados para a sala de vídeo onde assistimos a um pequeno filme explicativo que ajudou muito a entender um pouco da filosofia budista.

Vista dos jardins da "Terra Pura"
Após o vídeo, saímos em passeio livre conhecendo os encantos do centro. Logo de imediato não há como não se impressionar com as intensas cores dos prédios, todos ornados com desenhos e formas que nos remetem imediatamente ao Tibet. Também destaca-se a beleza e imponência das oito Stupas que perfeitamente alinhadas representam cada uma das fases da vida de Buda.
Alinhamento perfeito das oito Stumpas
Enrico e Carol no Jardim das 21 Taras
Infelizmente não tivemos acesso ao interior do templo principal - La Kanga - o único que segue fielmente as tradição tibetanas nas Américas, sendo todo pintado à mão por um monge asiático, pois em seu interior estava ocorrendo naqueles dias um retiro espiritual. Contudo pudemos girar as Rodas de Oração que ficam anexas à ele.
Templo La Kanga
Parede em alto relevo
Também me chamou muito a atenção o cuidado e respeito que os budistas com a natureza, isso se revela não só nos belos e bem cuidados jardins, mas também em placas alertando ao visitantes para não pisarem nas formigas, o que me nos impõe um enorme senso de responsabilidade pela vida.



"NÃO PISE NAS FORMIGAS"
Dentre os muitos monumentos, um em especial me chamou muito a atenção não só por sua simplicidade, mas pela imensa paz que senti ao apreciá-lo. Trata-se de um mastro com centenas de bandeiras de orações, que em panos de amarelo intenso tribulam ao vento criando um som que é um verdadeiro mantra permanente.

Bandeiras de oração
Um local de meditação e de busca da sabedoria onde impera o silencio e o respeito à vida. Impossível passar por esse lugar e não levar consigo um pouco da cultura budista.

Nenhum comentário: