segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Registrando o Socozinho (Butorides Striata)


O Socozinho é uma ave quase cosmopolita, com ampla distribuição em todo o território nacional e relativamente fácil de ser avistado, contudo, em ambientes menos urbanos dificilmente permite boa aproximação. 



Quase sempre é visto solitário ou em casal, não formando bando, mas muitas vezes associa-se a outras espécie aquáticas em busca de alimentos. Considero esta uma ave muito peculiar, que como muitos outros pelecaniformes consegue mudar drasticamente sua silhueta sempre que estica seu longo pescoço. 



Apesar de eu o avistá-lo com relativa frequência, esta foi a primeira vez que o registrei em vídeo.  Fiz uma pequena compilação de momentos que mostram desde a ave caçando em torno do açude, depois bem tranquila sobre um palanque mostrando um pouco do comportamento deste indivíduo jovem.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Floresta Nacional de Passo Fundo

Aceitando o convite do amigo e biólogo Carlos Eduardo Agne, aproveitei o fim de semana carnavalesco para reencontrar amigos e buscar novos registros na FLONA de Passo Fundo, localizada no município de Mato Castelhano-RS.


Como de costume, o dia começou bem cedo e já ás 5:30h, eu, o Pedro Sessegolo e a Ingrid, pegávamos a estrada para percorrer os 170km de Cruz Alta ao local combinado.  Lá, eramos aguardados pelo Agne, o Paulo Bertagnolli, o Rubens Stuginski e o Cláudio Longo. 


A caminhada iniciou às oito da manhã e até a metade da tarde foi possível conhecer uma boa parte do Parque, que inclui grandes áreas de reflorestamento e manejo de árvores como pinus, eucalipto e araucária, além é claro de muita mata nativa preservada, uma vez que aproximadamente metade dos mais de 1.300ha que compõem o parque são de mata virgem. Nesta pequena amostragem pudemos verificar a importância da manutenção de grandes áreas verdes, sendo este um dos principais refúgios para diversas espécies no noroeste do estado.

As principais aves que registrei em foto foram:

Patinho (Platyrinchus mystaceus)
Cabecinha-castanha (Pyrrhocoma ruficeps)
Guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps)
Arapaçu-verdde (Sittasomus griseicapillus)
Caneleiro-verde (Pachyramphus viridis)
Tangará (Chiroxiphia caudata) - fêmea
Outras espécies avistadas ou ouvidas durante o dia foram: surucuá-variado, pica-pau-dourado,  saíra-preciosa, picapauzinho-verde-carijó, saíra-de-papo-preto, saíra-viúva, limpa-folha-de-testa-baia, inhambuguaçu, pí-pui, enferrujado, alma-de-gato, tico-tico-da-taquara, neinei, gralha-picaça, tucano-de-bico-verde, arapaçu-grande, borboletinha-do-mato entre outras.

E ainda registrei mais alguns vertebrados:


Rato-do-mato (Akodon sp.)
Boipeva-de-merrem (Xenodon merremii)
Lagarto-teiú (Tupinambis merianae)
E assim terminou mais uma bela passarinhada, com um lifer registrado (Guaracava-cinzenta) e tendo apreciado outro lindo recanto do estado; laços de amizade fortalecidos e tendo aprendido mais um pouco sobre a nossa fauna. 

Eu, Agne, Ingrid, Pedro, Bertagnolli e Rubens
Saiba mais da FLONA de Passo Fundo em:

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Registrando as Saracuras-do-banhado

Ontem realizei um registro muito interessante de duas Saracuras-do-banhado em um pequeno açude próximo ao Lageado do Cruz. Fiquei bastante empolgado em encontrá-las, pois essa é uma espécie raramente avistada na região noroeste do Rio Grande do Sul e eu só a havia fotografado uma única vez na cidade lá na Ponte Queimada. 
Curiosamente, tanto no avistamento de ontem como o de 2014 haviam lavouras de soja entorno dos açudes, o que mostra que essa e outras tantas espécies estão sendo obrigadas a se adaptarem ao habitat.

Pardirallus Sanguinolentus

Fiz registro fotográfico e em vídeo, mas em ambos fiquei prejudicado pelo sol que batia de frente, contudo, como as aves se expuseram bem acho que ficou legal.